Pequeno dicionário de profissões com nomes estranhos

O Globo

Ao dar uma olhada nos classificados ou nos sites de oferta de vagas de emprego, deparamos com profissões conhecidas, como engenheiros, secretárias, motoristas, professores. Mas, e quando batemos o olho numa oferta de emprego para um piloteiro, extrusor, enfestador, papiloscopista ou — embora neste caso seja bastante difícil — para micologista. Pensando nisto, demos uma busca pelos jornais, dicionários e internet atrás de profissões de nomes estranhos. Confira abaixo um pequenos dicionário com algumas dessas funções:

Chanfrador – É aquele que chanfra, ou seja, corta o couro, em ângulo ou esguelha (viés), para a fabricação de bolsas, cintos e sapatos.

Colometrista – É aquele que prepara a tinta para pintar veículos batidos. Para que a cor fique idêntica à original, este profissional costuma realizar uma série de testes.

Duteiro – É o profissional que fabrica e monta dutos de ar-condicionado.

Espeleólogo – É quem estuda e trabalha com cavernas.

Extrusor de sopro – Fazem a regulagem de uma máquina conhecida como sopradora, produzindo embalagens descartáveis para remédios, alimentos e cosméticos.

Faccionista – É quem modela, corta e costura roupas para pronta-entrega.

Faquista – É o encarregado de fabricar facas para serem usadas em gráficas no corte dos envelopes.

Herpetólogo – profissional que estuda répteis e anfíbios.

Ficóloga – É o profissional que estuda as algas.

Guaribador – Responsável pela manutenção de carros novos e usados. Nas concessionárias e agências de venda de automóveis, é o encarregado da limpeza e polimento dos automóveis.

Gemolólogo – É o profissional que atua na análise de gemas ou pedras preciosas, como o diamante, a turquesa, o rubi, a esmeralda.

Ictiólogo – Profissional especialista no estudo dos peixes.

Madrilador – É quem trabalha com uma máquina especializada em serviços de precisão, como furos e roscas.

Mirmecologista – É aquele que estuda as formigas.

Micologista – É o profissional que estuda os fungos.

Migueiro/Trigueiro – São os profissionais que soldam estruturas pesadas com arame ou vareta, respectivamente, comumente empregados pela indústria naval. Assim como os instrumentos de soldagem são diferentes, o gás utilizado na realização do trabalho pode ser o gás carbônico ou argônio.

Ornitóloga – É o profissional que estuda as aves.

Papiloscopista – É o profissional especializado em trabalhar com a identificação humana, geralmente através das cristas de fricção da pele (impressões digitais). Usualmente, essa identificação é feita com base nos desenhos papilares presentes nos dedos (dactiloscopia)e das palmas das mãos (quiroscopia), bem como dos artelhos e plantas dos pés (podoscopia).

Piloteiro – Mais conhecido como prático, é o profissional que conhece minuciosamente os acidentes hidrográficos de áreas restritas, e que com esses conhecimentos conduz embarcação através dessas áreas.

Podólogo – Especialista em tratamento e terapia dos pés.

Tricologista – Especialista em tratamento de pelos ou cabelos.

Deixe um comentário