Oito aplicativos que aumentam a produtividade no trabalho

O Globo



No mundo dos smartphones e dos tablets, há centenas de aplicativos que prometem melhorar a produtividade no trabalho. Para ajudar quem está em busca de ajuda tecnológica para se organizar e se concentrar melhor, o site Mashable fez uma lista com os oito aplicativos que realmente fazem a diferença e contribuem para que o profissional ou a empresa sejam mais produtivos.

1. Dropbox. Dropbox é o aplicativo essencial quando se fala em compartilhamento de arquivos e colaboração de textos e documentos. No Dropbox é possível armazenar PDFs, arquivos, pastas e fotos. Se clicar na estrela, é possível acessar os arquivos de maneira offline também. O aplicativo gratuito vem com capacidade de 2.5GB de armazenamento, mas há opções de fazer upgrade e aumentar a capacidade para 100GB de espaço, a uma taxa de US$ 100 por ano (R$ 225). Quem preenche sete perguntas no aplicativo pode ganhar também mais 250MB de espaço grátis. Disponível em português.

2. Flow. O Flow é um aplicativo que torna o gerenciamento de projetos mais fácil e colaborativo. Muitos aplicativos de negócios acabam incluindo muitas funcionalidades, fazendo com que a experiência de acessá-lo acabe se tornando estressante. Flow é clean e tem um design simples, ao mesmo tempo em que faz com que o gerenciamento de tarefas se torne mais “zen”. É possível planejar um projeto criando uma pasta, adicionando listas para cada componente do projeto e escrevendo itens e listas para cada um. Também permite que se delegue tarefas aos colaboradores por e-mail, até mesmo para aqueles que não têm uma conta no Flow. O aplicativo também possibilita que todos os envolvidos no projeto vejam quando alguém recebe uma tarefa e quando alguém a termina. É possível se cadastrar e fazer um teste gratuito do aplicativo. Depois, ele passa a custar US$ 99 dólares (R$ 223) ao ano ou US$ 9,99 por mês (R$ 22). Disponível apenas em inglês.

3. Skitch. O aplicativo Skitch, do Evernote, permite a edição de fotos com inclusão de textos, setas e formas coloridas, como circular uma região em um mapa ou fazer uma anotação em um documento em PDF. Esse aplicativo é recomendado para profissionais que atuem com criatividade e artes visuais. Oferece diversas funcionalidades gratuitas, mas há mais opções na versão paga, que custa R$ 10 ao mês ou R$ 90 ao ano. Disponível em português.

4. Salesforce. O aplicativo Salesforce, disponibilizado em português, é destinado a quem trabalha com vendas. Oferece uma série de funcionalidades, entre elas, o monitoramento dos perfis das redes sociais dos consumidores, para ver como eles interagem com a marca; o direcionamento de campanhas de marketing; ainda o compilamento dos serviços de atendimento ao cliente; um portal de gerenciamento de parceiros; e criação de gráficos e tabelas de relatórios e análises empresariais, entre outras. O custo de uso varia de R$ 10 por mês a R$ 563 por mês, dependendo das funcionalidades que o usuários quiser utilizar.

5. Dynamics Business Analyzer. É o aplicativo grátis de CRM (Customer relationship management) da Microsoft. O Dynamics Business Analyzer roda em Windows 8 ou Windows RT e disponibiliza planilhas e gráficos coloridos, que o usuário pode copiar e usar em seu computador. O aplicativo é integrado ao Lync do Windows 8 e permite que várias pessoas colaborem e customizem as planilhas. Em inglês.

6. Google Apps. O Google Apps para negócios inclui o Gmail, Calendário, Google Drive, Google Docs, Planilhas e Slides para colaboração em nuvem. O Google oferece um teste grátis de 30 dias e cobra R$ 10 por funcionários. Disponível em português. O Google Hangouts também é popular especialmente para empresas que têm funcionários trabalhando remotamente, porque permite a participação virtual.

7. Tempo. O Tempo é um aplicativo de calendário grátis para iPhone e iPod. Diariamente, cria o planejamento com os eventos do dia. Embora não seja voltado especificamente para trabalho e negócios, o aplicativo ajuda a importar informações dos e-mails para o calendário. É integrado ao Foursquare e ao Yelp, o que facilita na localização de endereços de reunião, por exemplo. Em inglês.

8. Evernote Business. O Evernote Business ajuda a derrubar as barreiras de comunicação entre departamentos. O aplicativo dá ferramentas que permitem a colaboração na resolução de problemas e também facilita a recepção de feedback dos clientes. Disponível em português, a versão premium do aplicativo custa R$ 10 por mês ou R$ 90 por ano.

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