Metade dos brasileiros já assumiu culpa por erro de outros no trabalho

O Globo

Você já assumiu a culpa no trabalho pelo erro de um outro profissional? Então você faz parte dos 50% de brasileiros que já disseram ser os responsáveis por falhas alheias, mesmo não tendo culpa nenhuma na questão. Em todo o mundo, o índice chega a 56%. É o que indica uma pesquisa global feita pela Robert Half com 1.775 diretores de RH de 19 países. A Alemanha foi o país com o maior número de profissionais que admitiram ter assumido a culpa alheia, com 73%, enquanto a Bélgica apareceu em último lugar na pesquisa, com 42%.

Questionados sobre as razões que os levaram a assumir a culpa pelos outros, 38% dos executivos brasileiros disseram que a infração era pequena e não valia a discussão, enquanto 30% afirmaram se também se sentir diretamente responsáveis pela falha.

Para Daniela Ribeiro, gerente sênior da divisão de engenharia e marketing & vendas da Robert Half, a diferença entre os índices do Brasil em relação aos de outros países se deve ao fato de a cultura de trabalho no país ser mais emocional e de os funcionários serem mais focados nos relacionamentos:

— Os brasileiros gostam de prestar favores e preferem não dizer não. Mas, se algo errado acontece, os profissionais não querem levar bronca.

Deixe um comentário