Como conciliar várias entrevistas de emprego ao mesmo tempo

O Globo

Sempre ouvimos falar na dificuldade de um profissional em conseguir uma entrevista de emprego. Mas e se você é um daqueles sortudos que descola não apenas uma, mas várias entrevistas em diferentes empresas em um curto período de tempo? É claro que o profissional nessa posição provavelmente tem boas qualidades, mas é possível confundir valores e a história das empresas ou esquecer algum documento importante. Ou ainda, sem querer, trocar o nome dos executivos. O site CareerBuilder dá algumas dicas para quem se encontra numa situação dessas se saia bem diantes dos recrutadores. Veja a seguir:

Tenha um plano

Estabelecer um “projeto de entrevista” pode ajudar a evitar confusões. Criar uma tabela simples com datas, horários, background do entrevistador e informações sobre as empresas auxilia o profissional a manter as experiências de entrevistas separadas uma das outras.

Anotar alguns tópicos que deseja abordar em cada entrevista também pode contribuir. Por exemplo: se uma das companhias passou por uma fusão recente, você pode planejar discutir isso com o entrevistador — e anotar é uma garantia de que não irá esquecer de falar no assunto. Sem o planejamento e pesquisa necessários, há grandes chances de o profissional acabar se confundindo e, possivelmente, estragar as entrevistas.

Mantenha-se organizado

Conseguir manter a organização na maratona de múltiplas entrevistas é uma das coisas mais difíceis. A companhia X pode pedir um portifólio, a empresa Z pode exigir que o currículo seja entregue sob um formato específico, já outra pode solicitar cartas de recomendações e indicações. Quem não conseguir ser organizado numa hora dessas, corre o risco de deixar passar detalhes importantes, arruinando as suas chances de contratação.

O ideal é se preparar para cada entrevista separadamente. Por exemplo: crie um portifólio customizado para a empresa X. Depois faça o currículo obedecendo os critérios da empresa Z. Depois disso, reúna referências para a outra empresa. Por mais que pareça mais fácil elaborar um só documento e tentar aproveitar partes dele para cada uma das entrevistas, o melhor mesmo é ver cada uma das conversas como um evento único.

Esteja totalmente presente

Precisar participar de várias entrevistas em um curto período de tempo pode atrapalhar também a concentração. Quando isso acontece, aumentam as chances de parecer que você não estava preparado. Por isso, é importante focar em estar fisica e mentalmente presente em cada um dos encontros.

Não se preocupe sobre a empresa Z quando estiver reunido com membros da empresa X. Os recrutadores vão notar se o candidato estiver com a cabeça fora dali. Os dias anteriores à entrevista na companhia X devem ser dedicados somente a essa conversa. Quando ela passar, aí sim, comece a se dedicar à próxima.

Deixe um comentário